quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Sem dores e desequilíbrio: movimentar o corpo com a prática do pilates

Por Miriam Araujo
O corpo humano é bastante complexo, mas quando algo não funciona bem, ele envia vários alertas que algo vai errado e é preciso prestar atenção.  As dores pelo corpo e nas costas atingem várias pessoas de diferentes idades. No processo de envelhecimento esses incômodos aumentam e atrapalham as funções mais simples do cotidiano. 

Organização Mundial da Saúde (OMS) tem a estimativa de que aproximadamente 80% da população mundial sofrerá pelo menos um episódio de dor nas costas durante a vida. Sair do sedentarismo, incluir atividade física, procurar estimular o corpo com exercícios  de alongamento, que fortaleçam a musculatura e proporcione o bem físico com a manutenção dos movimentos se tornou fundamental.

A fisioterapeuta Geisha Marquez explica os motivos de alongar, “o alongamento relaxa a musculatura, modera a carga e a pressão sobre a articulação. Essa diminuição colabora para um melhor deslizamento das juntas”.
Foto Geisha MarquezAlongamento relaxa a musculatura. 
A busca pela qualidade de vida tem despertado nos idosos o interesse pelo pilates. A procura tem acontecido principalmente para a prevenção de doenças e evitar lesões ocasionadas pela falta de mobilidade que aparece com a idade. “Como os idosos tem algumas limitações, direciono as aulas para ganho de mobilidade da coluna, alongamento de membros superiores e inferiores”, explica a fisioterapeuta.

Os benefícios são observados com progresso das aulas, como a melhora na estabilidade e controle do corpo, a flexibilidade, a respiração (inspira e expira) e também os alongamentos que auxiliam na mobilidade (os movimentos). “As dores no meu corpo diminuíram desde que comecei a fazer pilates, antes tinha bastante. Até a dificuldade na respiração por causa da bronquite crônica melhorou”, comenta a Deuselia S. de Oliveira, funcionária pública, 61 anos.

A prática do pilates trabalha o corpo de forma global, com resistência, respiração, alongamento, controle, consciência corporal e o fortalecimento abdominal que é feito de dentro para fora. Para fazer a modalidade não existe nenhuma regra, mas no pilates o  importante é começar de devagar e buscar a orientação do profissional de Fisioterapia ou profissional Educação Física.

“Os alunos idosos que tem dor pelo corpo e  procuram o Studio de Pilates, nas aulas iniciais aplico os exercícios mais simples, por causa da complexidade e a quantidade de informação durante as aulas. O avanço acontece de maneira gradativa, até a pessoa ir tendo a consciência corporal e  podermos trabalhar os exercícios mais complexo”, salienta a fisioterapeuta Geisha Marquez.

Despertar o corpo para o amanhecer
Alongamento ao acordar é importante para um bom desempenho das funções no dia-a-dia. Despertar no susto, pular da cama de uma hora para outra não faz bem para o corpo. “Alongar deveria ser um hábito. Quando se esta dormindo, o corpo fica muito tempo em uma só posição e mais rígido, ao espreguiça pela manhã tanto ativa o cérebro e melhora a circulação, como alonga os músculos e esse movimento também lubrifica as articulações”, ressalta a fisioterapeuta.

Agora faça o teste para saber como está sua mobilidade e equilíbrio. E também veja a dica de um exercício que pode ser feito na sua casa. Acesse o canal no YouTube:


Nenhum comentário:

Postar um comentário