terça-feira, 11 de novembro de 2014

Caminhada previne doenças cardiovasculares

Exercícios físicos reduzem os riscos de diabetes, hipertensão, colesterol alto e doenças cardíacas

Por Cálita Fernanda
Estudos realizados em centros de pesquisas comprovam que a caminhada é a atividade física mais simples de todas. Além de emagrecer e tonificar o corpo. Os benefícios da caminhada são inúmeros, ela ajuda a trabalhar a função cardiovascular, melhorando o condicionamento físico, ajuda na perda de peso, fortalece os músculos, reduz a pressão sanguínea, os níveis de colesterol no sangue, o risco de doenças cardiovasculares, a osteoporose, a diabete e o estresse.

Em Alto Araguaia, cerca de 30% da população prática algum tipo de atividades físicas. A principal atividade praticada é a caminhada. A maior parte das pessoas que faz uso desse exercício é a terceira idade. Haja vista, que caminhada é de vital importância nessa faixa etária. Normalmente as pessoas nessa fase diminuem suas atividades diárias, com isso é importante escolher uma atividade compatível com a saúde e com condição de vida de cada um. Caminhar é uma atividade bastante recomendada já que pode ser feita no ritmo que a pessoa quiser e na quantidade suportada.

Foto: Cálita Fernanda. Dona
Meire tem o hábito caminhar 
todos os dia caminhar na praça do
 Boiadeiro.
Meire Pereira Magalhães, 61 anos, auxiliar administrativo na AFEMAT Saúde, diz que o ato de caminhar tem ajudado na circulação sanguínea e no sono. Ela afirma que tem um problema abstrução de veia artéria, e o médico recomendou que ela caminhasse, através disso evitou fazer uma cirurgia cardiovascular.

Rangel Ribeiro dos Santos, 29 anos, operador de máquina, diz que caminha a mais de quatro anos e o que mais gosta é correr. "Quando caminho me sinto aliviado, é como se tirasse um peço das minhas costas. Depois que comecei a caminhar, passei a comer e a dormir super bem, sem contar a disposição que aumentou 100%, disse."

 Foto: Cálita Fernanda. Vilmar é 
praticante da caminhada a de 25 anos. 
O médico clínico geral, Vilmar Luís Nogueira Valeriano, 60 anos, fala que quando praticamos qualquer tipo de atividades físicas, nosso corpo libera hormônios responsáveis pelo relaxamento. O médico diz que caminha a mais de 25 anos, "caminhar diariamente é um ótimo exercício para deixar o corpo em forma, melhorar a saúde e retardar o envelhecimento, além de evitar doenças crônicas e degenerativas, como diabetes, hipertensão arterial e também as doenças no aspecto emocional, as psicose e neurose."

     Dicas corretas de como caminhar:
  1. Observe a batida do calcanhar que deve ser a primeira parte do pé a tocar o chão, depois a planta do pé e, por fim, os dedos;
  2. Impulsione o corpo à frente, usando os glúteos e os músculos da parte posterior das pernas;
  3. Mantenha as costas e o abdome firmes e contraídos;
  4. Use os braços, dobre o cotovelo em 90 graus e inicie todo o movimento a partir dos ombros;
  5. Mantenha os ombros em linha reta e não deixe o corpo girar na cintura, evitando o vai e vem dos quadris;
  6. Use um tênis apropriado para caminhada, pois este absorve mais o impacto com o solo;
  7. Se você sentir dor nas canelas, diminua a velocidade e evite as ladeiras;
  8. Faça alongamento antes e depois das caminhadas;
  9. Hidrate o corpo bebendo água antes, durante e depois do exercício;
O professor de educação física e personal trainer, André Luís de Carvalho Leles, 32 anos fala a importância das atividades físicas para a saúde.


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário