segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Mosquito Aedes Aegypti é responsável pelo vírus da febre Chikungunya

Por Deisiane Macedo
Figura 1 - Aedes Aegypti
A febre Chikungunya é uma doença parecida com a dengue, causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviridae. Seu modo de transmissão é pela picada do mosquito Aedes Aaegypti infectado. O ciclo de transmissão do vírus é mais rápido do que a dengue.

Embora os vírus da febre Chikungunya e os da dengue tenham características distintas, os sintomas são semelhantes: febre, dores nas articulações, dor de cabeça, dor muscular, dor no fundo dos olhos.
De acordo com o clínico geral Inácio Jesus Ferreira, a dengue clássica se manifesta através de dores articulares, dor nas juntas equizantema, que também ocorre na febre Chikungunya. O paciente pode evoluir para o quadro hemorrágico com hemorragia interna e sangramento. Já na febre Chikungunya geralmente isso não acontece. Os sintomas são dores articulares e artralgia mais agressiva e pode perdurar até muito tempo depois que a
doença tem o seu ciclo encerrado.
Foto: Simone Kaipper. Clínico Geral 
Inácio J. Ferreira fala sobre a febre
Segundo o Ministério da Saúde, desde que o vírus chegou ao Brasil até o dia 25 de outubro, o Chikungunya já infectou 828 pessoas. O primeiro caso de transmissão interna do vírus no país foi registrado em setembro. Segundo o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, em entrevista ao site G1 publicado em 14/10/2014, “a maioria dos casos são de pessoas que fazem parte da missão brasileira no Haiti: soldados, missionários e profissionais da saúde. Os pacientes são dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas, Rio Grande do Sul e Paraná”.

Ao prever um verão com epidemias simultâneas de dengue e de febre Chikungunya, o Ministério da Saúde lançou na semana passada, mas uma campanha de combate ao mosquito. Desta vez, com o alerta: “O perigo aumentou. E a responsabilidade de todos também”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário