quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

O que é o que é - tem espora, mas não é galo?





Esporão de calcanhar, é um problema ortopédico que é o crescimento anormal do osso do calcanhar, formando uma protuberância, que pode provocar intensa dor na sola do pé com se tivesse pisado em um espinho .

O esporão nasce no osso do calcanhar, o calcâneo também podendo surgir na região posterior do calcâneo próximo ao tendão de Aquiles, (tendão do pé).  

A dor caudada pelo esporão é devido ao seu aumento da calcificação do local e assim quando pisa ao caminhar, correr, ou fizer as atividades em pé, inicia um processo inflamatório da região.

Qualquer pessoa pode iniciar o crescimento da ossificação do calcâneo (osso do calcanhar), e desenvolvendo o esporão, algumas pelo stresse sintomático do excesso de impacto no local.


Maria Auxiliadora, dona de casa, sofre do problema a muito tempo. Ela conta que sente muita dor pela manhã, mas com o passar do dia vai aliviando. "Já tentei de tudo, alongamento, academia, mas não adiantou muito. Emagreci mais de 20 quilos. A doutora Sandra disse, que se eu emagrecesse a dor ia parar. O problema é que não parou, diminuiu muito, mas sempre volta, não posso descuidar nem um pouco com a minha alimentação. Se eu engordar a dor aumenta", diz.

São fatores de risco para o desenvolvimento do esporão de calcâneo e da fascite plantar:
  1. Idade acima de 40 anos
  2. Obesidade
  3. Alguns remédios podem acelerar o aparecimento dessa calosidade no calcâneo (controladores da pressão arterial)
  4. Uso excessivo de salto alto.
Uso de calçados pouco apropriados para os pés, como sapatos apertados, largos ou velhos que não oferecem a apropriada absorção do impacto.

Sintomas
O esporão quase não cauda sintoma, apenas 5% das pessoas que possuem o esporão tem a dor, pois são elas que iniciam com o processo inflamatório da região devido ao stresse da região ou pela obesidade.

O esporão é um sintoma de stresse da região do calcanhar que pode ter ocorrido durante meses ou anos assim como pode ser agravado pelo peso. Até mesmo atletas podem ter o esporão, como por exemplo corredores, não são apenas as pessoas com sobrepeso que podem desenvolver o esporão.

Quando há inflamação local o sintoma mais comum é uma dor ao pisar, principalmente na região abaixo do calcanhar. A dor é tipicamente pior durante os primeiros passos, como ao sair da cama de manhã ou levantar-se depois de estar sentado por algum tempo.

Tratamento
O tratamento do esporão de calcâneo só é necessário quando há inflamação dos tecidos ao redor.  Inicialmente, o controle da inflamação pode ser feito com repouso e compressas de gelo local.

Em casos mais graves é indicada a fisioterapia e exercícios de alongamento, assim como as pessoas com sobre peso também é indicado um nutricionista para uma reeducação alimentar ou dieta. Em alguns casos também pode ser indicados anti-inflamatórios e em casos extremos a cirurgia também pode ser indicada.

A cirurgia para retirada do esporão é a última alternativa e atualmente é raramente indicada, pois a grande maioria dos pacientes consegue controle da dor com medidas conservadoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário