terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Consumo do pequi faz bem para a saúde e diminui doenças cardiovasculares

O fruto é típico do cerrado e produz entre os meses de setembro a fevereiro

Por: Ronaldo Borges
Foto: Ronaldo Borges. O fruto é rico em vitamina A
Característico da região Centro-Oeste e dos estados de Minas Gerais, Tocantins e Rondônia, o pequi é fruto de cheiro forte e tem um sabor diferente, muito apreciado na culinária dos brasileiros, e principalmente entre os goianos e mineiros. Talvez muitos não saibam, esse fruto é benéfico para a nossa saúde, e podem combater algumas doenças cardiovasculares.

Segundo a nutricionista Ariany Carolina Trivelato, o pequi tem bastante gorduras boas e são encontrados nos ácidos graxos monossaturado, que ajuda a diminuir o colesterol e regulam as doenças cardiovasculares, melhorando a circulação do sangue no organismo. O fruto também é rico em fibras e vitamina A, que contém boa concentração de carotenoide, benéfico para a visão, e alguns casos é bom para as pessoas que tem problemas de artrite.

“O pequi não tem contra indicação e pode ser consumido cru ou cozido, em alimentos como o arroz e o frango. E sua castanha é retirado um tipo de azeite que pode ser consumido normalmente.” Diz a nutricionista.

Entrevista completa com a Nutricionista Ariany Carolina Trivelato


Para as pessoas que gosta de pequi, o produto pode encontrado facilmente nas ruas de Alto Araguaia, e preço custa em media R$ 10 reais, na barraca da dona Olívia  Magnano, vendedora de pequi há 10 anos na região.

A jornalista e apresentadora do Programa Receita da Tina, Astrid Waldschimidt maia, dar dicas sobre o consumo do pequi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário